Estratégia e Governança

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL

 

Com o Planejamento Estratégico Sustentável para o período de 2015 a 2019, oferecemos a todos os nossos públicos de relacionamento uma estratégia unificada e consistente para que a AES Brasil avance em direção à nossa nova Visão e que possa gerar valor compartilhado a todos.

Definida em 2014, a atual estratégia da AES Brasil agrega simplificação e foco ao ciclo anterior e considera os grandes desafios enfrentados por nossas empresas nos últimos anos. Também leva em conta as mudanças de curto, médio e longo prazo no setor elétrico, e riscos e oportunidades mapeadas para os negócios, com foco nas oportunidades de crescimento.

O templo da estratégia é formado por objetivos de longo prazo, direcionadores estratégicos e compromissos do negócio, e tem como base os nossos principais Ativos Intangíveis e Valores.

Nossa Visão: Ser líder no setor elétrico brasileiro, fornecendo energia sustentável, segura, acessível e confiável.

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Para cada direcionador foi definido um conjunto de metas e indicadores em aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais que orientam a empresa em direção ao cumprimento dos objetivos de longo prazo. O acompanhamento de indicadores estratégicos é realizado periodicamente em fóruns de desempenho e reuniões com gestores e lideranças, em que são tomadas decisões visando ao cumprimento de metas estabelecidas.

Os relatórios de sustentabilidade da AES Eletropaulo, AES Tietê e AES Sul de 2015 apresentam os principais resultados das empresas, com base nas principais metas assumidas por direcionador estratégico.

A AES se baseia no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para assegurar a qualidade de sua estratégia. A partir do MEG, diversos processos de gestão são revisados anualmente para definição de ações para a melhoria dos processos. Uma das ferramentas para este diagnóstico é avaliação feita dentro do ciclo do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), uma iniciativa da FNQ que reconhece as empresas com melhores práticas de gestão.

A HISTÓRIA DA SUSTENTABILIDADE NA AES

Em 2009, iniciamos um amplo trabalho para inserir diretrizes de sustentabilidade nos negócios da AES. Essa decisão estratégica envolveu o engajamento de nossos públicos de interesse, incluindo executivos e colaboradores de diversas áreas na construção de uma iniciativa que chamamos de Plataforma de Sustentabilidade. O próximo desafio seria implementar as práticas da sustentabilidade nos processos das empresas do grupo. A partir de 2015, incorporamos as metas e os compromissos de sustentabilidade ao novo ciclo do Planejamento Estratégico Sustentável da AES. Por meio de programas de educação e integração da sustentabilidade nas empresas, avançaremos ainda mais na melhoria de processos com objetivo de inserir os aspectos socioambientais em cada decisão diária. Saiba mais sobre essa história no vídeo a seguir, ou acesse o documento completo.

Conheça a Política de Sustentabilidade da AES Brasil, revisada em 2015 para refletir a nova estratégia das empresas do grupo.
http://www.aesbrasilsustentabilidade.com.br/pt/politicadesustentabilidade.

INOVAÇÃO

Inovação faz parte de nossa estratégia e está entre os principais Ativos Intangíveis da AES no Brasil e no mundo.

Novos modelos de negócio no setor de energia estão sendo impulsionados por avanços na regulação, diversificação e descentralização da matriz energética e a rápida evolução da conectividade. Ao mesmo tempo, os desafios sociais e ambientais se tornam mais complexos, exigindo soluções inovadoras para pessoas, organizações e cidades.

Entendemos que precisamos estar sempre atentos às oportunidades que este contexto oferece, visando à geração de valor compartilhado para nossos públicos de relacionamento. Por isso, em 2015 iniciamos um novo ciclo estratégico de inovação na AES Brasil com foco no crescimento sustentável a partir do aumento de receitas adjacentes.

Estamos desenvolvendo novos serviços e tecnologias que farão parte do futuro no setor de energia com base em uma estratégia de inovação nas seguintes frentes:

  • Cultura de inovação: os colaboradores da AES são encorajados a praticar inovação em seu dia a dia, aperfeiçoando processos e buscando soluções novas para desafios em todos os níveis e escalas.
  • Novos negócios: desenvolvemos soluções inovadoras em energia, como serviços de alto valor agregado ou novas tecnologias e produtos.
  • Inovação aberta: estamos inseridos em um ecossistema de organizações e indivíduos com quem colaboramos mutuamente em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável.
Best Innovator 2015

Fomos premiados pelo Best Innovator 2015 como a quinta empresa mais inovadora do Brasil 
e a primeira do setor elétrico. Apenas empresas do setor químico ficaram à frente da AES. 
Promovida pela consultoria A.T. Kearney, em parceria com a revista Época Negócios, a premiação
analisou aproximadamente 150 companhias de todo o país e reconheceu as 20 mais inovadoras.
A AES subiu sete posições em relação ao ranking da edição anterior. Entre os cases de 
inovação da AES, destaque para:

- uso de drones para uma gestão mais segura, produtiva e econômica dos nossos reservatórios 
(AES Tietê);
- desenvolvimento de software para otimização do serviço de poda de árvores (AES Eletropaulo).

GESTÃO DE RISCOS

A partir do novo Planejamento Estratégico Sustentável para o período de 2015 a 2019, estamos revisando nossos processos de gestão de riscos a fim de responder às mudanças de contexto de riscos em que o setor de energia e AES estão inseridos. Nosso objetivo, com esta abordagem, é fornecer insumos para a tomada de decisão da liderança visando à proteção e criação de valor para as empresas e nossos públicos de relacionamento.

A Política de Gestão Integrada de Riscos define a governança do tema e o direcionamento de ações. A política atual tem como referência metodologias COSO ERM e do Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos Corporativos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É atribuída a probabilidade do risco e seu impacto nas empresas do Grupo.

Categorias de risco analisadas:

– Risco de Mercado
– Risco de Crédito e Contraparte
– Risco Legal
– Risco Regulatório
– Risco Operacional (inclui Tecnologia da Informação)
– Risco de Imagem
– Risco Ambiental

Reporte periódico:

Bimensal:
– Comitê de risco hidrológico da AES Corp.

Mensal:
– Reunião com Presidente e VPs sobre riscos da companhia

Trimestral:

– Conselho Fiscal
Sob demanda:
– Conselho de Administração
– Comitê de Risco de Mercado apresentado à AES Corp.
– Comitê de Risco Estratégicos da Unidade de Negócio apresentado à AES Corp.

Os riscos socioambientais e de governança são considerados dentro das quatro categorias, com base em seu impacto nos negócios. Para cada risco, é atribuído um gestor responsável por atualizar periodicamente as informações, assim como os planos de ação e resultados alcançados.

Desde 2014 incorporamos à gestão da estratégia uma nova ferramenta. O watch tower 
(nome que faz referência a uma torre de observação) reúne indicadores de monitoramento 
do ambiente externo, que são atualizados e apresentados periodicamente à liderança da 
AES, visando à antecipação de eventos para tomadas de decisão frente aos diferentes 
cenários que possam se materializar.

POSICIONAMENTO DE MARCA

Após seis anos da introdução da marca AES no Brasil, lançamos o novo posicionamento de marca e comunicação em 2015, com o objetivo de traduzir o Jeito de Ser AES para nossos diferentes públicos de relacionamento. Consideramos as mudanças organizacionais e de contexto, incluindo o novo Planejamento Estratégico Sustentável e acontecimentos relevantes no setor elétrico, além das diretrizes estratégicas da AES Corp. para alinhar as mensagens e os formatos de nossa comunicação com base em três atributos da AES: Incansável, Atento e Consciente. Também definimos um novo posicionamento de comunicação, traduzido pela frase AES, por onde a vida acontece.

Para nossos colaboradores, esse trabalho reforça o sentimento de orgulho de fazer parte de um negócio que é essencial para a sociedade. Mais de 6,8 mil colaboradores foram mobilizados nas iniciativas de disseminação do novo posicionamento, que envolveu todos os níveis das cinco empresas da AES Brasil. Como estratégia de engajamento, foram definidos Embaixadores da Marca em todas as áreas e níveis hierárquicos. Esses colaboradores passaram por treinamentos específicos com foco na disseminação, manutenção e vivência dos atributos no dia a dia.

Para nossos demais públicos de relacionamento, o Jeito de Ser AES contribui para maior proximidade, entendimento e confiança nas relações, visando a ganhos compartilhados.