Engajamento de Públicos de Relacionamento

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Nosso compromisso é promover avanços no setor, educar a população para o consumo consciente e 
desenvolver colaboradores, parceiros e comunidades.

Entendemos, por público de relacionamento, a pessoa ou o grupo de pessoas que, de alguma forma, impactam ou são impactadas positiva ou negativamente pelas atividades da AES. São pessoas e organizações que dependem, influenciam, sustentam ou fiscalizam nossas atividades.

Os dez públicos de relacionamento da AES Brasil, mostrados na figura abaixo, foram definidos em 2011, por meio de workshops que envolveram diversas áreas da empresa.

GRI G4-24 | G4-25

O Planejamento Estratégico Sustentável 2015-2019 tem como um dos seus direcionadores o engajamento de públicos de relacionamento, o que representa uma evolução em relação à estratégia anterior, cujo foco era na gestão desses grupos. Em linha com a estratégia, visamos fortalecer o relacionamento com os dez públicos.

O Fórum de Performance e Gestão de Públicos de Relacionamento, é responsável por mensurar e monitorar – por meio de indicadores-chave de desempenho – cada um dos requisitos dos públicos de relacionamento com relação às atividades da AES Brasil. Dessa forma, as empresas do grupo mensuram o status do processo de engajamento, além do atendimento e o gerenciamento de expectativas desses públicos, considerando os desafios apresentados na realização da estratégia de negócios. Em 2015, o primeiro Fórum foi realizado na AES, dedicado a analisar os requisitos do público de fornecedores do grupo, com base na última pesquisa realizada, e definir ações com base nos desafios apresentados.

Os resultados do engajamento são incorporados ao ciclo do Planejamento Estratégico Sustentável, a fim de apoiar as decisões da empresa.

A tabela a seguir descreve os mecanismos de escuta, formas de engajamento e requisitos dos públicos de relacionamento da AES Eletropaulo que foram submetidos a algum tipo de consulta com metodologia estruturada.

GRI G4-26 | G4-27

Público de relacionamento Requisitos Mecanismos de Consulta Formas de Engajamento
Clientes – Fornecimento de energia sem interrupção;
– Conta sem erros;
– Fornecimento sem variação de voltagem;
– Rapidez na volta de energia;
– Aviso de desligamento.
Pesquisa Abradee (semestral) – Canais de atendimento e ações do programa Jeito AES de Atender (JAAT);
– Relacionamento com órgãos de defesa do consumidor;
– Ações de comunicação online, em mídias de massa e em peças direcionadas a públicos específicos;
– Divulgação do Guia de Valores.
Colaboradores – Ética;
– Ambiente agradável;
– Crescimento;
– Desenvolvimento;
– Reconhecimento;
– Remuneração justa;
– Clima organizacional.
Consulta aos colaboradores (2014) – Pesquisa de clima;
– Programas de desenvolvimento e retenção;
– Comunicação interna;
– AES Helpline;
– Divulgação do Guia de Valores.
Fornecedores – Relação entre preço e qualidade;
– Parcerias de longo prazo;
– Planejamento da demanda;
– Transparência;
– Pagamento no prazo;
– Gestão de contratos eficiente.
Pesquisa online (anual) – Prêmio Melhores Fornecedores;
– Newsletter;
– Eventos;
– Divulgação do Guia de Valores.
Investidores socialmente responsáveis – Gestão de temas sociais, ambientais e de governança que potencialmente impactam o resultado da empresa;
– Transparência na comunicação.
Apresentações a investidores com base nos princípios de Relato Integrado (sob demanda) – Release de resultados;
– Conference call de resultados;
– Participação em conferências e road shows;
– Canal de atendimento telefônico e “Fale com RI”;
– Divulgação do Guia de Valores.
Poder público – Execução de podas de árvores;
– Cumprimento do prazo para obras planejadas;
– Qualidade do fornecimento.
Radar de prefeituras (acompanhamento mensal) – Visitas institucionais e técnicas;
– Participações em eventos;
– Canal de atendimento exclusivo;
– Participação em comitês e audiências públicas;
– Divulgação do Guia de Valores.


Essas informações, entre outras, foram utilizadas como insumos na análise de materialidade para definição de aspectos importantes e essenciais para o relatório. Devido à grande variedade e abrangência dos públicos, não foi possível fazer uma validação externa de todos os requisitos mapeados internamente por diferentes áreas das empresas. Em 2016, avançaremos na revalidação dos requisitos por meio de consultas específicas, como pesquisas e fóruns de discussão específicos.

Sala Energia de Imprensa

Lançada em 2015, a Sala Energia de Imprensa é um espaço online exclusivo para a comunicação entre as empresas da AES e os jornalistas de todo o Brasil. Em tempo real são disponibilizadas as notícias e pautas geradas pela AES, artigos sobre o mercado de energia, fotos, vídeos, áudios e todo o material de apoio necessário para pautar o dia a dia do jornalista. Por meio deste novo canal, tornamos nossa atuação mais transparente e facilitamos o acesso para esclarecimentos sobre temas relevantes.

Participação em associações e organizações

GRI G4-16

Por meio de representantes da liderança, fazemos parte de associações e organizações que que têm influência em assuntos setoriais ou em temas de relevância estratégica para a AES.

Principais associações e organizações das quais a AES Brasil e AES Eletropaulo fazem parte: Tipo de participação:
Operador Nacional do Sistema (ONS) Conselho de Administração
Câmara Americana de Comércio (Amcham)
Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo (Sindienergia) Conselho Deliberativo
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) Conselho Curador
Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) Conselho Diretor e comitês temáticos
Instituto Abradee Conselho Diretor
International Integrated Reporting Council (IIRC) Grupo de empresas do <IR> Business Network
Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces – Fundação Getulio Vargas) Iniciativas empresariais
Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) Comitês temáticos