Satisfação do Cliente

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Nosso compromisso é garantir excelência dos serviços prestados com ética e respeito ao cliente.

O cliente está no centro de nossas decisões e a satisfação com o nosso serviço depende da qualidade do fornecimento de energia e de nosso atendimento, durante o ano todo e 24 horas por dia.

O ano de 2015 foi marcado por um aumento significativo na frequência e intensidade de temporais nos municípios atendidos pela AES Eletropaulo. Esses eventos impactam diretamente nossa rede de distribuição de energia para nossos clientes, o que compromete a qualidade de nossos serviços e nos desafia diariamente a evitar e solucionar as interrupções com dedicação e assertividade.

Meta Resultado em 2015
Atingir índice de 82,6% de satisfação do cliente até 2019 O índice de satisfação registrado foi 76,1%1

1 O resultado considera a média das duas pesquisas Abradee realizadas no primeiro e terceiro trimestre de 2015.

Em 2015, a AES Eletropaulo atingiu 76,1% no Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), nível 3,5% inferior em relação ao ano anterior. Esse desvio ocorreu principalmente por conta dos eventos climáticos severos no início do ano, no mesmo período da coleta de dados da primeira pesquisa. Além disso, o aumento significativo da tarifa ao longo do ano provocou o crescimento de solicitações de esclarecimentos na empresa.

GRI G4 PR5

ISQP – Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida pelos clientes residenciais (%) 2012 2013 2014 2015
1º trimestre: pesquisa oficial cujo resultado é considerado no ranking Abradee das melhores distribuidoras do país. 80,6 78,3 78,6 73,4
3º trimestre: pesquisa intermediária, realizada para capturar a percepção do cliente independente dos impactos do verão. 74,5 80,6 78,8
Resultado médio 80,6 76,4 79,6 76,1


IASC – Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (%) 2012 2013 2014 2015
58,66 61,75 65,45 54,42



Em comparação com 2014, houve queda de dois dígitos na média nacional do IASC, em análise pela Abradee junto à ANEEL. Nas regiões em que o aumento da tarifa de energia foi menor, houve uma redução no IASC inferior às das demais regiões como a Sudeste, em que a AES Eletropaulo está localizada.